quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Valor e Responsabilidade Socioambiental



O campo da responsabilidade corporativa é muito amplo, Carroll (1999) propõe uma visão mais abrangente, que inclui a cidadania empresarial dentro do ambiente de responsabilidade corporativa. O autor define quatro dimensões da responsabilidade social corporativa: econômica, legal, ética e filantrópica.
Neste sentido observa-se que a responsabilidade socioambiental está atrelada a práticas socialmente responsáveis que a empresa possui com a sociedade e consequentemente com o ambiente, propondo assim atividades que sejam éticas e legais para o ambiente e para sociedade.
Assim, muitas empresas passam a realizar atividades socioambientais para ter uma melhor visão no mercado, ou quando suas atividades causam algum impacto no meio ambiente e as empresas passam a realizar atividades para recuperar o espaço que a mesma degradou, sendo assim a atividade socioambiental pode ser uma estrategia da empresa para melhorar seu valor no mercado.
O valor de uma empresa é o valor real do ativo, ou seja, o valor de um ativo sem o impacto de nenhuma avaliação externa, apenas os resultados internos da empresa, como o rendimento do seus ativos e suas receitas/despesas (DAMODARAN, 2002).
Na literatura cientifica alguns estudos analisaram a relação entre a divulgação de informações socioambiental e o valor das empresas,o estudo de Cecon, Hein, Kroenke & Neto (2017) evidenciou uma associação positiva a divulgação socioambiental com o valor de mercado das empresas brasileiras de alto impacto ambiental, e, além disto, apresenta um aumento no grau de associação da divulgação de informações socioambiental com o valor de mercado do ano de 2014 para o ano de 2015.
A partir disso observamos que existe uma relação entre a divulgação de informações socioambientais e o valor das empresas.
No dia 25/01/2019 houve um acidente em uma barragem em Brumadinho (MG) da empresa VALE, a partir disso a empresa VALE sofreu uma perda de valor grande que são evidenciada nas imagens abaixo.
Neste caso, não houve uma divulgação socioambiental da empresa afirmando dos possíveis problemas em suas barragens, sendo assim os investidores ficaram com medo em virtude das mudança das expectativas em relação aos fluxos de caixas da empresa.
Destaca-se ainda que as praticas sustentáveis da empresa também podem falhar, como foi no caso da Barragem de Brumadinho, levando assim a danos sociais e ambientais para a região do desastres. Esses desastres levam a criação de provisões, pagamento de multas e afins, levando assim a diminuição do valor da empresa consequentemente o investidor pode vir a se desfazer das ações da empresa, como foi no caso da empresa Vale que teve a pior desvalorização em um dia da historia da B3. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário