quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Teoria da Legitimidade e o Serviço Público



A teoria da legitimidade baseia-se na ideia de que existe uma espécie de contrato social entre as organizações e a sociedade em que atuam, representando um conjunto de expectativas implícitas ou explícitas de seus membros a respeito da forma como elas devem operar (Dias Filho,2007).
Neste sentido, temos que a continuidade de uma organização depende da sua atuação perante as expectativas da sociedade, logo é de esperar que a organização se esforce para que suas atividades sejam legitimas.

Fonte: Adaptado de Deegan (2006)
Assim, associando a teoria da legitimidade ao serviço público, temos que os governantes seja m eles de qual esfera for, tem que legitimar sua atuação perante a sociedade e aos seus eleitores.
Existem diversas estratégias que os governantes usam para se legitimar, Portal, Menegotto, Camargo, Pacheco e Motta (2015) evidenciam três estratégias principais utilizadas por pessoas que precisam se legitimar, a primeira é manipular a percepção social ao associar um símbolo do governo a uma instituição que possua uma forte base de legitimidade, a segunda é modificar as expectativas externas para ficar de acordo com o desempenho do governo e a terceira é alterar a definição de legitimidade para coincidir com as praticas de legitimidade utilizadas no governo.
Assim, percebe-se que o serviço público precisa se legitimar perante a sociedade, a partir disso traremos alguns possíveis casos de teoria da legitimidade e o serviço público.
A charge acima mostra o antigo Presidente Temer e o antigo Ministro da Fazenda Henrique Meireles, o então presidente estava com baixos índices de aprovação e o Brasil passava por problemas internos, neste sentido para fim de se legitimar na conferência de Davos ele envia o então então ministro da fazenda para representar o Brasil na conferência,  percebe-se que o presidente utilizou a estratégia de associar de associar o governo a uma pessoa que possuía uma forte base de legitimidade no mercado.

Na figura acima observa-se que um determinado prefeito no estado da Paraíba tentou se legitimar simulando a inauguração de um posto de saúde antes da eleição, para que assim ele cumprisse a expectativa da sociedade e conseguisse possíveis votos.
Assim, percebemos que a teoria da legitimidade tem uma relação com a atuação do serviço público e você tem algum outro caso que pode ter uma relação com a teoria da legitimidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário