quarta-feira, 16 de maio de 2018

Desafios da pesquisa positivista-quantitativa em contabilidade


 Desafios da pesquisa positivista-quantitativa em contabilidade


    A pesquisa é um processo de descoberta intelectual com o poder de transformar nosso conhecimento e entendimento sobre o mundo que nos cerca (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002). A forma como o pesquisador compreende o mundo influencia, por sua vez, o modo como uma pesquisa é desenvolvida. Esta maneira de compreender a realidade que nos cerca está relacionada a posição ontológica do pesquisador, ou seja, como este percebe os fenômenos, físicos ou sociais, que estão sendo investigados (Saccol, 2009). Simplificadamente existem duas posições ontológicas, antagônicas em essência, possíveis de serem adotadas por quem pesquisa: realista ou idealista (Richardson, 2012).
Um(a) pesquisador(a) de ontologia realista enxerga os fenômenos de maneira objetiva, acreditando na existência de uma realidade independente da existência ou da percepção do ser humano (Saccol, 2009). Antagonicamente, um(a) pesquisador(a) de ontologia idealista enxerga os fenômenos de maneira subjetiva, como frutos da construção social (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002), no qual o contexto, pensamentos e sentimentos de quem pesquisa moldam a percepção acerca do fenômeno investigado (Saccol, 2009). Em suma, enquanto aquele que adota uma posição ontológica realista enxerga uma realidade objetiva, independente de sua existência, aquele que adota uma posição ontológica idealista enxerga uma realidade subjetiva, cuja existência depende de si.
O direcionamento epistemológico adotado por um pesquisador está, de acordo com Saccol (2009), fortemente associado a estes pressupostos ontológicos (realismo ou idealismo). Enquanto a ontologia trata da forma como se percebe a realidade, a epistemologia trata da forma como se obtém conhecimento acerca dessa realidade (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002). Na pesquisa em contabilidade, diversos autores (Brown & Jones, 2015; Dyckman & Zeff, 2015; Oler, Oler, & Skousen, 2010) argumentam que o positivismo é a epistemologia predominante.
De posicionamento ontológico usualmente realista (Gray, 2013), para o pesquisador que segue a tradição positivista a pesquisa em contabilidade tem por objetivo explicar e predizer fenômenos relacionados a informação e a prática contábil (Watts & Zimmerman, 1986). Neste sentido, para os pesquisadores positivistas em contabilidade, a realidade é uma estrutura concreta, objetiva, independente e neutra (value-free), regida por leis gerais sendo possível a quem pesquisa reduzi-la a uma série de variáveis dependentes e independentes, a fim de se identificar relações de causalidade, fundamentando-as em teorias econômicas, em sua maioria (Major, 2017). É devido ao uso de grandes bancos de dados e ferramentas estatísticas que a epistemologia dominante também é conhecida por positivista-quantitativa.
De maneira geral, para identificar estas relações de causalidade, o pesquisador positivista-quantitativa deve elaborar um desenho de pesquisa que permita que a evidência obtida seja suficiente para responder a hipótese inicial da maneira mais inequívoca possível (Vaus, 2001). Neste ensaio, procuro apresentar algumas dificuldades enfrentadas no processo de validação do desenho de pesquisa. Para tanto, vê-se antes necessário compreender, além do objetivo da pesquisa positivista-quantitativa, os desenhos de pesquisa que podem ser empregados pelo pesquisador de tradição positivista-quantitativa. Mais à frente, tratar-se-á dos desafios enfrentados ao validar estes desenhos de pesquisa.
Existem dois desenhos de pesquisa que podem ser empregados na contabilidade: experimental e quase-experimental. Por experimento (experimental ou quase-experimental), entenda-se o procedimento de verificar os impactos de uma variável independente sobre uma variável dependente, ou seja, o procedimento de verificar se existe ou não uma relação de causalidade (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002).
Constituindo o delineamento mais prestigiado, por vezes tratado como o “padrão-ouro”, a essência do desenho de pesquisa experimental reside no grau de controle das variáveis que seriam capazes de influenciar o objeto analisado (variável dependente). Em um desenho experimental, o pesquisador tem potencial controle sobre todas as variáveis que podem influenciar o seu objeto de estudo, tornando-se possível eliminar explicações alternativas (variáveis extrínsecas) (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002). Para tanto, este desenho exige a existência de um grupo de controle e a aleatoriedade dos indivíduos participantes na pesquisa (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002).
Entretanto, este delineamento não é tão comum nas pesquisas em contabilidade que se utiliza, em grande parte, de delineamentos quase-experimentais (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002). Os delineamentos quase-experimentais são utilizados quando a distribuição aleatória dos indivíduos participantes e o controle de laboratório são inviáveis (Campbell & Stanley, 1979). Seja um delineamento experimental, seja um delineamento quase-experimental, vê-se necessário validá-lo. Para Oliveira, Walter e Bach (2012), a validade refere-se ao rigor metodológico adotado pelo pesquisador no desenvolvimento de uma pesquisa e procuraria, de maneira geral, convencer o leitor acerca da qualidade do experimento ou quase-experimento realizado. Esta validade pode ser: a) estatística; b) do construto; c) interna e; d) externa (Luft & Shields, 2014).
O primeiro tipo de validade, a estatística, consiste em garantir que a relação de causalidade não advém da violação dos pressupostos dos testes estatísticos empregados pelo pesquisador (Luft & Shields, 2014). Dentre os desafios enfrentados pelo pesquisador, está o de não cometer erros de tipo I (afirmar que existe relação de causalidade, quando não existe) e tipo II (afirmar que não existe relação de causalidade, quando existe). Além disto, é necessário ao pesquisador atentar-se quanto a possíveis erros de mensuração das variáveis do experimento (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002).
O segundo tipo de validade, a do construto, está relacionada a operacionalização dos conceitos em variáveis. Esta validade depende do quão bem a variável mensura o que se propõe a mensurar (Luft & Shields, 2014). Steckler e McLeroy (2008) corroboram esta ideia, afirmando que o construto é válido quando as variáveis operacionais representam adequadamente o conceito teórico. Na pesquisa em contabilidade, o desafio surge no momento de operacionalizar certos conceitos, mais abstratos (como nível de conservadorismo contábil); diferente de variáveis como sexo ou idade, menos abstratos, há mais subjetividade neste processo de operacionalização (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002).
O terceiro tipo de validade, a interna, procura atestar que a relação de causalidade é dada pela explicação proposta e que outras possíveis explicações não são viáveis, já que foram controladas no desenho de pesquisa (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002). De acordo com Luft e Shields (2014), a validade interna logo é maior quando é possível reduzir o número de hipóteses rivais. O desafio do pesquisador reside em garantir que não há variáveis omissas que podem explicar a variação da variável dependente, ou seja, garantir que os fatores exógenos foram, de fato, controlados (Ryan, Scapens & Theobold, 2002). Entretanto, quanto maior o controle, maior o número de dados requisitados e, consequentemente, maior a complexidade do desenho de pesquisa empregado (Luft & Shields, 2014).
O quarto e último tipo de validade trata neste ensaio, a externa, está relacionada a capacidade de generalização dos resultados (Luft & Shields, 2014). A generalização é uma das premissas da pesquisa de tradição positivista-quantitativa, pois é por meio dela que se torna possível predizer fenômenos, pela determinação de leis gerais (Ryan, Scapens, & Theobold, 2002). O desafio do pesquisador reside em evidenciar que a realidade de causalidade não existe apenas no contexto analisado. Entretanto, o desafio do pesquisador, quanto a validade externa, é o tradeoff enfrentado: com menor nível de controle aumenta-se a validade externa e diminui-se a validade interna. Com maior nível de controle, diminui-se a validade externa e aumenta-se a validade interna.
Portanto, o pesquisador que segue a tradição positivista-quantitativa enfrenta uma série de desafios para validar os seus desenhos de pesquisa. Esta validação é necessária para que as relações de causalidade se provem bem fundamentadas.

Referências
Brown, R., & Jones, M. (2015). Mapping and exploring the topography of contemporary financial accounting research. The British Accounting Review, 47(3), 237-261. doi:10.1016/j.bar.2014.08.006
Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (1979). Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo (SP): E.P.U.
Dyckman, T. R., & Zeff, S. A. (2015). Accounting Research: Past, Present, and Future. Abacus, 51(4), 511-524. doi:10.1111/abac.12058
Gray, D. E. (2013). Doing research in the real world. London: SAGE.
Luft, J., & Shields, M. D. (2014). Subjectivity in developing and validating causal explanations in positivist accounting research. Accounting, Organizations and Society, 39(7), 550-558. doi:10.1016/j.aos.2013.09.001
Major, M. J. (2017). Positivism and “alternative” accounting research. Revista Contabilidade & Finanças, 28(74), 173-178. doi:10.1590/1808-057x201790190
Oler, D. K., Oler, M. J., & Skousen, C. J. (2010). Characterizing Accounting Research. Accounting Horizons, 24(4), 635-670. doi:10.2308/acch.2010.24.4.635
Richardson, A. J. (2012). Paradigms, theory and management accounting practice: A comment on Parker (forthcoming) “Qualitative management accounting research: Assessing deliverables and relevance”. Critical Perspectives on Accounting, 23(1), 83-88. doi:10.1016/j.cpa.2011.05.003
Ryan, B., Scapens, R. W., & Theobald, M. (2002). Research method and methodology in finance and accounting. London: Thomson.
Saccol, A. (2009). Um retorno ao básico: Compreendendo os paradigmas de pesquisa e sua aplicação na pesquisa em administração. Revista De Administração Da UFSM, 2(2), 250-269. http://dx.doi.org/10.5902/198346591555
Steckler, A., & Mcleroy, K. R. (2008). The Importance of External Validity. American Journal of Public Health, 98(1), 9-10. doi:10.2105/ajph.2007.126847
Vaus, D. de A. (2001). Research design in social research. London: Sage.
Watts, R. L., & Zimmerman, J. L. (1986). Positive accounting theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.

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