sexta-feira, 9 de março de 2018

Finanças Corporativas no Brasil



Dentre os artigos apresentados na primeira aula de finanças corporativas no mestrado da UFPB, um em específico me chamou a atenção: “Produção científica brasileira em finanças no período de 2000-2010”, de Ricardo Leal (COPPED-RJ), Vinício de Souza Almeida (UFRN) e Patrícia Bortolon (UFES). 

O artigo teve como objetivo verificar traçar um perfil dos artigos sobre finanças publicados entre 2000 e 2010 em periódicos classificados como A2 (em 2010) na área de Administração. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica para buscar analisar o perfil das publicações cientificas sobre finanças no Brasil. A análise bibliométrica é, em termos menos técnicos, uma análise sobre a dinâmica e evolução das publicações científicas sobre determinado tema (assunto para uma outra publicação). 

Como resultado, verificou-se que:

A RAUSP, RCF, RAC e RBFIN foram os periódicos que mais publicaram artigos sobre finanças, neste período;

A maior parte dos artigos possuíram dois autores;

Para o período analisado, foi constatado uma baixa quantidade de artigos escritos em inglês (ficando entre 15% a 16% do total de artigos identificados).

Quanto as subáreas das finanças temos um destaque a área de tema “finanças corporativas” que corresponde a 24% dos artigos, além disso temos “governança corporativa” com 16% e “gestão de risco e derivativos” com 15%, os demais 45% são de outras áreas que compõe as finanças.

Foi verificado também que 33 autores são responsáveis por 57% da produção científica em finanças no país, demonstrando uma grande concentração. Quanto ao local que os autores se situam, temos que metade das publicações são advindas da USP, FGV-SP e UPM.

Assim, pode-se perceber que o estudo na área de finanças no Brasil está se desenvolvendo, porém ainda precisa melhorar, garantindo uma oportunidade de estudo para aqueles interessados na área. 

Link do artigo para leitura completa: http://rae.fgv.br/rae/vol53

Leitura adicional: Por que Finanças? Paul McCaffrey, do CFA Institute, retrata uma reflexão feita por William N. Goetzmann, da Escola de Negócios da Universidade Yale, sobre como  as finanças moldaram o rumo da história desde o começo da civilização. O texto está disponível aqui: http://www.businessinsider.com/history-of-finance-and-civilization-2017-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário